jueves, 30 de octubre de 2008

Rio sem fim



Entre o sono e o sonho
Entre mim e o que em mim
É o que eu suponho
Corre um rio sem fim.
Passou por outras margens
Diversas, foi além
Naquelas várias viagens
Que todo o rio tem.
Chegou onde hoje eu habito
A casa que hoje sou
Passa se eu não medito;
se desperto, passou...
E quem me sinto e morre
No que me liga a mim
Dorme onde o rio corre -
Esse rio sem fim.
Poema de um nobre poeta, Fernando Pessoa. Viva!!!
ps: uhmmmm... começo de outono... se imaginastes o frío.... aiaiai
Abraço gente! Com um chocolate quente!
Muac! ;-()

lunes, 27 de octubre de 2008

Abraços grátis


Ontem a tarde, caminhando pelo centro de Sevilla, me deparo com um grupo de jovéns que se acercaram à mim e mostravam cartazes " Abrazos gratis". Se aproximaram e me perguntaram se aceitaria um abraço; eu logicamente respondi: "¿Como no? ¡Quiero muchos! Então, todos vieram e me abraçaram! Com tanto carinho!
Enquanto isso, as pessoas pela rua nos miravam como se fossemos extra-terrestres! Uiiiiii! Que medo!! O que o "efeito abraço" pode causar...
As senhoras e os extrageiros que passavvam ( con perdón) diziam: " Que raro!" Será que estão loucos?
Sabemos que o ser humano necessita ser abraçado, amado, ser terno etc. Isso não é diferente à ninguém, mas há de convir que algumas destas palavras hoje em dia teremos que buscar no dicionário.

O fato é que o abraço faz bem pra caramba ! E aqui na europa vejo sim as pessoas distantes, mas creio que passa isso em todo o lugar do mundo: uns mais, outros menos.
Aqui em Sevilla, não sei se seria pela culturalidade ou porque não gostam mesmo. Como dizemos aqui, são "catetas" e talvez se sentiriam com invasão de privacidade.
Perdemos o respeito ao abraçarmos alguém? Odiamos as pessoas? O Universo? Mas que melhor invasão, não é mesmo?
Sabemos que se vendéssemos o abraço, não faturaríamos muito. A não ser por troca de algo material...
Perguntei ao jóven quando voltei (já de bicicleta), se muitas pessoas o abraçaram, ele disse " uma entre vinte pessoas que passavam por aqui!". Isso é alarmante gente!
Não estamos loucos, só estamos desesperados por carinho, atenção, desprendendo-se de interesses gerais e sentindo ser abraçado(a) de verdade. Sim, porque o abraço há que senti-lo! Nada de supercialidade! ;-()

Abraço não se compra!
abraço é o fino do laço
abraço é o mais nobre compasso
sinta o abraço!


Por Analiz;-()

Um forte abraço à todos!! Até!

ps: verás que ao fim de um longo e apertado abraço, te sentirás maravilhosamente bem! Te recomendo no mínimo vinte por día! Para começar! E com diferentes pessoas!

Foto: no Rio com uma grande amiga que amo abraçá-la!

jueves, 23 de octubre de 2008

Soneto por su voz

Su voz me ciñe más que su presencia,
su voz hermosamente masculina
su musical artista en que termina
toda posible duda y toda ausencia
Tengo su voz y tengo su presencia
en desatadas ondas de agua fina,
nueva y azul... Su voz que determina
hasta los límites de la inocencia
Lámina de ceñidos resplandores,
dulce metal, acuático sonido
espejo de humo y vagos surtidores...
Ya por su voz el llanto se contiene
Y al borde de su boca y de mi oído
toda la paz del mundo se detiene
Por Analiz ;-()
Foto: Búzios
Hasta luego! Que tengan un buen día!!

miércoles, 22 de octubre de 2008

Jogo da roda

Neste insólido jogo
o tabuleiro é singular
sem lados ou arestas,
suas peças, o corpo
e suas partes, redondas

Suas regras, seu tempo,
também circulares
não há início
não há tempo

Este círculo
é um mundo, um universo
infinito espaço eleático
no seu diâmetro
de dois metros

Mesmo jogando à noite
é jogo solar
mais que as damas nas praças
ou touradas

Em verdade, é tourada de gente
em que cada jogador
é touro e também toureiro, OLÉ!
sua luz é vertical e própria:
luz do solstício do deserto

Por Ana;-()

Dia de chuva aqui en Sevilla...bom para um chocolate quentinho...rsrsrs falando de Sevilla, mas não podendo esquecer deste sol do Rio...ô calor de gente!

Um ótimo dia!! Até!




Foto: Flamengo/ Rio by Ana

martes, 21 de octubre de 2008

Equilíbrio


Foto: Ibiza

Esplêndida razão, demônio claro
do cacho absoluto, do reto meio dia,
aqui estamos ao fim, sem solidão e sós,
longe do desvario da cidade selvagem

Quando a linha pura rodeia sua pomba
e o fogo condecora a paz com seu sustento,
tú e eu erigimos este celeste efeito
Razão e amor despidos vivem nesta casa

Sonhos furiosos, rios de amarga certeza,
decisões mais duras do que o sonho de um martelo
caíram na dúplice taça dos amantes

Até que na balança se elevaram, gêmeos,
a razão e o amor como duas asas
assim se construiu a transparência

Por Analiz ;-()

Um ótimo dia à todos!!! E que a presença do amor nos ilumine sempre! Como me ilumina ao escrever...










lunes, 20 de octubre de 2008

Felicidade

Por tudo, há sempre um preço à pagar. Alguma coisa sempre necessita de deslocamento, deixada à beira do caminho, para dar lugar a outra, nova, que chega.
No entanto não deveríamos como costumamos fazer, pensar no quanto estamos "perdendo", e sim, sempre no ganho daquilo que vem - ainda que no istante da "perda", do preço que pagamos, não esteja clara no horizonte a explicação para aquilo que devemos deixar para trás, nem a presença da novam aquisição em nossa vida.

Qualquer preço que se paga, nada mais é do que parte de uma troca.

Não discorra sobre as certezas, não queira se entender com as compulsões! Queira viver a vida passo a passo, mistério por mistério, sem pressa. Queira andar nas curvas dos problemas, observar a forma das tempestades e o seu inevitável afastar-se, para dar lugar ao sol.

Queira aprender!!! Ser sábio para não saber e nunca estar tão definitivamente completo para que não haja mais nada a receber!

Por Analiz;-()

A felicidade está no horizonte da sua vida! Nunca se esqueça! Tenham um GRANDE dia!

Dedico este à uma grande amiga, para que deixe suas pragmatizações e Viva la vida!

Besos

domingo, 19 de octubre de 2008

Paranóia do Real

Paranóia do Real
ataca-me incessantemente
Conhecendo seus diabólicos
truques sujos

No ataque do real
acordado, respirando, consciente
surge sua presença

Não import
a, indiferente
cada dia, um novo ataque
e eu a observo
como um sábio na floresta
E deixo a cobra
com seu veneno passar
venho a rir e rir

Estou pronto para o próximo

Nada a declarar...por um autor óptico...
Um ótimo Domingo à todos!!
Carpe diem! ;-()

sábado, 18 de octubre de 2008

Demoramos


Demoramos depois
de cada passo
Cada palavra que temos
na garganta
Cada cidade
ou mesmo uma lágrima
Demoramos depois
de cada largo
um só jardim nos olhos
que não espanta
E um candeiro calado
em cada canto?
e o vento selado
sobre os ombros?
Como a saudade marcada
na garganta
e os dedos fincados sobre o sono
E cada hora
em cada passo dado?
Tanto é o medo transformado
em SAUDADE
e a dor nos olhos
a mudar-se em água
Não, não é apenas
aquilo que pensamos que nos devora
enquanto demoramos
Para: Sol*

viernes, 17 de octubre de 2008

Protesto!

Protesto? Nada...apenas uma forma de esclarecer...

Minha cabeça é o meu mundo, minha alma, minha viagem. Tudo cabe no Universo ilimitado dos meus sentimentos, todas as conquistas se realizam quando ao alcance dos meus sonhos.
À ninguém é dado o poder de dominar minha liberdade. A não ser que eu negative, vacile ou hesite na minha dignidade. Que eu me abra para a invasão escancarada ou finja não perceber o minar lento e precioso do meu EU!

Está implícito que tudo que seja passível de quebrar, um dia se quebre; o que é passível de sujar, se suje. E o que foi encontrado, seja também, em algum momento, perdido.
Por que será que nos empenhamos tanto em fazer de conta que não sabemos as regras do pacto do movimento da vida e sempre renovamos nosso espanto e nossa dor a cada vez que este apenas cumpre sua rota e espera de nós que prossigamos, fazendo a nossa parte?

Por isso lhes digo: CORAGEM! Todas as coisas pelas que passamos e passaremos, não passará de uma fase. Ouse, somos capazes disso! E não olhe para traz...

Por Ana;-()

Beijos Até...

Todos em comum...

A companhia das pessoas sempre nos traz um aprendizado. Uma novidade, uma diversão.
Observar seus conceitos prévios...o ser humano é a melhor maneira de ser humano. Aprender com cada gesto, atitudes, palavras, som de voz, divergências, conclusões e muito mais diversificado do nosso.

Quando nos permitimos flutuar displicentemente, sem amarras, na simplicidade de uma postura de observação - tal como uma pena seguindo a harmonia e o ritmo do ar que conduz e permite chegar a tudo, então, aprendemos initerruptamente.

Podemos perceber quanto cada segundo de cada ser é único, singular de fato e quantas são as possibilidades de mudança, acréscimo, crescimento ao nosso alcance e que, muitas vezes não vemos apenas porque fechamos os nossos olhos da percepção com o enrijecimento dos conceitos, curvaturas e brechas.

Que fique este recado e que todos parem e pensem: valoremos a nós e ao próximo!!!

Um grande beijo e que tenham um FELIZ dia!! Até!

Por Analiz;-()



Foto em Marrocos

jueves, 16 de octubre de 2008

Mulheres


Este poema de Teresa, descreve devagar e sensívelmente as nossas mulheres... Um beijo e que tenham um MARAVILHOSO dia! Até!! ;-()

Há nas mulheres
o sono de uma ausência
como uma faca aberta sobre os ombros
à qual a carne adere impaciente
cicatrizando já durante o sonho

E há também
o estar impaciente

calarmos impacientes
todo o corpo

Sorrir não devagar
claramente
lugares inventados sobre os olhos

E ainda há em nós
o estar presente
diariamente calmas e seguras

mulheres demasiado
serenamente

nas casas
nas camas
nas ruas*

Poema de Teresa Horta

miércoles, 15 de octubre de 2008

Eu sei


Eu sei
foi tudo por acaso
apenas uma distração
sem paciência
Eu sei
pelo envolvimento
pelo sentimento
pelo coração
Um dia
nos tocará o futuro,
que se foi agora
e o resto é invenção
Um dia
algo me despertará o coração,
o coração e mais além
do que o vôo de uma águia
E pelos teus olhos
que nunca enxergaram
daria os meus
para que enxergasse bem*
Foto by Ana (Cádiz)
Por Analiz;-()

Nobreza

O mundo olha nos olhos
de quem não vê
o ar que se respira
a loucura que não se prevê

E o tempo vem como frequência
que mudamos
a cada impacto ou ações
e também pela estrada que se guia
à procura de emoções

Estamos a cada isntante
pensando no dramático
quando o dramático
é ser ártiro
e o viver significante

Então,
vivamos a nossa nobreza
sem que nos haja "pereza"
e o nosso futuro no presente está
além do muro*

Por Analiz;-()

Pereza = Preguiça

Encontro dos Corpos

Com o encontro dos corpos
há química
luzes se queimam
há curto elétrico

Mergulhamos numa esfera
dimensional
rumo à Júpter
e suas emanações

Sentimos o mesmo tipo de prazer
tântrico
hipnotizados por um aroma doce
tibetano
somos único

Poderosa energia violeta
oscilando para o infinito
forças de origem primata
transcendem meu corpo
e mente

Mergulho em seu calor
de uma forma rude,
observo e escuto
sua viagem de prazer
e gozo

próximo elo primata comtemporâneo*



Poema dedicado à mim por um autor ( óptico): intenso e surrealista.

Dizer

Dizer da paixão
o profundo desejo
o calafrio do corpo
o entrelaço do beijo

Dizer do prazer
o gemido ardente
o silêncio do olhar
as palavras não ditas

Dizer do amor
o que cada largo traz
a reciprocidade do sabor
a felicidade contínua

Dizer da saudade
o vazio da cama
o aroma distante
o retrato apagado



E o que dizer da dor?


Por Analiz ;-()


La Luna...A Lua


Dedico este poema a minha querida lua, que ontem mais uma vez nos iluminou e à todos que com ela sentem...

A lua alisa meus cabelos
como se fosse mãe materna
abrindo a porta das lembranças
o pensamento de mim sai

Junto à ela vêm o vento
faz-se perder a verdade na noite:
não tenho noite sem verdade

Seu brilho se esfumaça
como nos tempos de criança
adormece e se resguarda

Como um beijo adormecido
é como ela me olha
me fazendo sentir terna,
me arrepia me fascina, me ilumina*

Por Analiz ;-()

Dívida de amor


De tanto amor o céu se tingiu de violeta
e fui de rumo em rumo como as aves cegas
até chegar a tua janela
tú sentiste um rumor de coração quebrado

E ali me levantei a teu peito
sem ser e sem saber fui à torre do trigo,
nasci para viver entre tuas mãos,
levantemos do mar a nossa alegria!

Ninguém pode ocultar o que te devo
é lúcido o que te devo amor
e é como uma raiz de araucânia
o que te devo amado

E é sem dúvida estrelado
tudo o que te devo
o que te devo é como o poço
de uma zona silvestre
onde guardam o tempo
relâmpagos silvestres *

Analiz ;-()